top of page

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

A avaliação neuropsicológica busca investigar quais as funções cognitivas estão preservadas e quais estão comprometidas. Através do uso de instrumentos (testes, baterias, escalas) padronizados, o neuropsicólogo é capaz de pesquisar o desempenho de habilidades como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, processamento de informações, visuoconstrução, afeto, habilidades motoras e executivas. A avaliação neuropsicológica  tem por objetivo coletar os dados clínicos para auxiliar na compreensão da extensão das perdas, e explorar os pontos intactos para estabelecer tipos de intervenção e de reabilitação particular e específica para indivíduos.

   

Aplica-se em crianças, adultos e idosos e as principais funções cognitivas são: inteligência, atenção, memória, percepção, linguagem, raciocínio, aprendizagem, velocidade de processamento, flexibilidade mental, habilidades visuo-construtivas, habilidades visuo-espaciais, funções motoras e executivas.


A avaliação é feita com entrevistas e testes que embasam uma orientação clínica ao paciente, a seus familiares e ao profissional solicitante, além de um relatório por escrito.

 

bottom of page